Estamos em fins de século, o mundo passa por várias transformações. As informações passam ao nosso conhecimento com uma velocidade maior cada vez. O que sabíamos ontem, pode ser contestado ou acrescido de novas informações amanhã. Nesse girar alucinado de um mundo em transformações constantes, os críticos e teóricos da educação também partem para novos debates e conceitos a cerca do currículo e do ensino. Para estes a globalização, as novas tecnologias da comunicação e a conformação de uma sociedade cada vez mais complexa é uma premissa para o repensar de tudo que até aqui foi conceituado.
Assim surge a Teoria pós-crítica, esta vem não só para ampliar, mas também para modificar o que foi construído pela teoria crítica. Novos temas passam a ser tratados como gênero, sexualidade, etnia, raça, multiculturalismo, descentralizando com isso as relações de poder, espalhando-se por toda rede social. O currículo passa a ser um importante meio para a formação dos indivíduos.
Para pensarmos um pouco no assunto, o vídeo abaixo traz uma retrospectiva dos currículos, e nos reporta até nossos dias, pois este é um tema que não pode deixar de ser pensado e repensado.
Deixe um comentário